ESTADO AUSTERITÁRIO VERSUS CIDADANIA: NEOLIBERALISMO E EFEITOS DA EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016 SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL

Palavras-chave: Estado Austeritário; Neoliberalismo; EC 95/2016; Educação; Cidadania.

Resumo

O estudo se propõe a identificar os possíveis fatores que levam um Estado à condição de austeritário e algumas das respectivas consequências dessa condição para a democracia, a educação e a sociedade. Por meio de uma pesquisa teórica, parte-se de uma discussão geral com base em diferentes abordagens sobre o neoliberalismo – principalmente a marxista e a foucautiana – para avaliar sua fase atual. Em uma análise crítica, busca-se demonstrar como a razão neoliberal se mostra incompatível com os princípios que dão fundamento ao Estado Democrático de Direito, bem como os pilares centrais do neoliberalismo estão corroendo as instituições democráticas e aniquilando a educação pública no Brasil, fundamentais para efetivação da cidadania. A metodologia parte de uma abordagem histórica, tendo em vista a articulação dos referenciais teóricos que refletem sobre o neoliberalismo e os reflexos sociojurídicos de sua adoção, principalmente no que concerne às medidas de austeridade. Concluiu-se que neoliberalismo e democracia são incompatíveis e que esta é gradualmente deteriorada por aquele, principalmente em contextos de crise, como é o caso do Brasil, onde se instaura um Estado de exceção austeritário. O principal meio para tal deterioração se dá pela progressiva precarização da educação, base para a construção e efetivação da cidadania.

Biografia do Autor

Claudiane Silva Carvalho, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília – PPGD/UnB. É mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e graduada em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciência Humanas e Sociais – CEP/CHS e servidora pública da UnB. E-mail: claudiane.carvalho@unb.br. Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/4486516722697311.

Alexandre Bernardino Costa, Universidade de Brasília - UnB

Professor Associado da Faculdade de Direito da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Direito Humanos e Cidadania CEAM/UnB. Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Co-líder do grupo de pesquisa O Direito Achado na Rua. E-mail: abcalexandre@unb.com. Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9725195346105443.

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Publicado
2022-01-04